A nossa grelha ecológica boca de leão foi citada em uma matéria de infraestrutura, tecnologia e sustentabilidade da revista Rodovias & Vias!
Segue o trecho da matéria, você pode ler essa e outras mais no link:https://www.calameo.com/read/007195170a6a451d7fd56
Novas tecnologias, novos materiais
Se por um lado, a companhia abraça a inovação no quesito equipamentos, por outro, também procura avançar em novas alternativas para seus dispositivos, como no caso da adoção de novas grelhas de proteção para as populares “bocas de lobo”, tradicionalmente feitas em ferro nodular, mas que devem ir sendo substituídas por grelhas plásticas recicladas de alta resistência. De acordo com informações da Divisão de Manutenção de Obras (DIMA) da NOVACAP, o furto destas peças, além do prejuízo direto ao erário, constituía um risco tanto para o tráfego de veículos quanto para os pedestres, e uma ameaça real à integridade física das pessoas. Vale lembrar que, segundo a divisão, em 2022, foram furtadas 200 destas grelhas, para serem ilegalmente negociadas em sucatas. Com menor valor de mercado, o que as tornam desinteressantes e pouco compensatórias para os criminosos.
“E mais moderno, mais leve, mais resistente e mais prático de instalar, ao mesmo tempo em que é mais difícil de ser furtada do que a de ferro fundido cinzento, por conta das dobradiças de proteção”, ressalta o chefe da Divisão de Manutenção de Obras da NOVACAP, Lânio Trida Sene.
Grelha Ecológica Boca de Leão – Ecológica e Reciclada
Desenvolvida pela World Center, a “Grelha Ecológica Articulada”, que ganhou o sobrenome “Novacap”, é, de acordo com fontes da empresa, “Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento em experimentos com plásticos reciclado pós indústria.” De acordo com as premissas de seus desenvolvedores, “Não bastava apenas reaproveitar o plástico em produto. Era necessário que ele pudesse ter resistência superior aos demais plásticos reciclados oferecidos no mercado. Para isso, diversos testes foram feitos visando alcançar uma resistência capaz de suportar o peso de caminhões, ônibus e veículos que circulam com frequência pelas cidades brasileiras”, chegando assim, à forma atual
“A grelha ecológica é leve, articulada e executada em duas peças, mais prática de limpar, feita de material plástico reciclado “grau engenharia”, com durabilidade mínima de cerca de 30 anos, de apenas 20 Kg, simples de abrir, facilitando a limpeza por trabalhadores autorizados, capaz de ser transportada por apenas uma pessoa, sem a necessidade de máquinas e guinchos, e resistente à 20 toneladas de compressão, com capacidade de carga concentrada comprovada por relatório de ensaios emitido por laboratório credenciado pelo INMETRO, ou seja, praticamente indestrutível no piso”, de acordo com André Vaz, diretor de Urbanismo da Novacap, até como objeto, o produto é mais fácil de lidar, pensado para reparabilidade e portanto, trazendo economia nas manutenções de rotina executadas na rede. E claro, conforme apontado pelo chefe de divisão da Novacap, para eventuais “amigos do alheio”, a grelha comercialmente para o mercado comum de sucata, é sem valor, justamente por ser feita de polímeros reciclados. Ainda, de acordo com a World Center, a grelha articulada não apenas contribui com a retirada de plásticos poluentes da natureza, como também “tiram de circulação”, as grelhas. existentes de ferro e concreto, que também possuem percentuais elevados de elementos contaminantes, cujo ciclo nocivo se inicia já no processo de fabricação e continua com o passar de toda sua vida “útil” por conta da ação do tempo e a sua própria degradação. Outro fator de peso em relação aos ganhos ambientais que ela oferece, é o fato de ela não utilizar derivados de petróleo na “composição como por exemplo, tentativas de soluções desenhadas utilizando fibra de vidro. Mesmo com todas essas qualidades, à empresa destaca anda um outro “efeito colateral” da grelha articulada reciclada: Ela também é mais silenciosa em relação as concorrentes mais antigas. Dentro desta visão de oferecer produtos de maior performance, eficiência reduzidos custos. na instalação e com melhor desempenho, do ponto de vista ambiental, à Word Center, diante dos bons resultados obtidos pela aplicação de suas grelhas já iniciou à ampliação da “família” de dispositivos esta natureza tais como tampas de bueiro, tampas de PV e caixas para escoamento de áquas pluviais, dentro do conceito de possibilitar ainda, o desenvolvimento específico de produtos personalizados, com” Informações indeléveis (com as inscrições “Material Plástico sem valor comercial, a sigla do órgão público proprietário do produto – no caso a NOVACAP – em relevo de 2mm) na superfície adequados para as necessidades para a gestão púbica.
“O apelo ecológico deixou de ser mera retórica, para se transformar em uma realidade isto não é mais um problema do futuro é um problema imediato do presente e com esta linha de produtos, à Word Center está fazendo a sua parte” afirmam os representantes.
Conheça mais sobre a grelha ecológica boca de leão:
Grelha Ecológica – Boca de Leão
0 comentários